top of page

Ep.05 - Catequese do Jubileu Eucarístico 2025: Celebrando a Esperança

Foto do escritor: Pascom Diocese de Eunápolis -BAPascom Diocese de Eunápolis -BA




Aos diletíssimos fiéis diocesanos,

 

Neste ano, intensificamos a preparação próxima para o Jubileu Diocesano dos 525 anos da Primeira Missa no Brasil. Agora, faltando menos de um mês para a solene celebração da Santa Missa que rememorará aquele momento sagrado, nossos corações se voltam mais intensamente para Deus em ação de graças por tão grande dádiva.

 

Temos muito a celebrar neste caminho que trilhamos com Jesus, atualizando, dia após dia, a memória do sagrado, que se renova no anúncio da Palavra e no partir do Pão (cf. Lc 24,13-35). De fato, é uma honra vivermos no lugar onde teve início o anuncio da fé nestas terras e de onde se propagou para todo o Brasil o Evangelho de Cristo. Que dignidade adquiriu aquele solo sagrado da Coroa Vermelha, onde se ergue o cruzeiro jubilar e o Santuário da Primeira Missa.

 

Em cada paróquia por onde passou a réplica da Cruz da Primeira Missa, os fiéis puderam manifestar, mais de perto, sua participação no Jubileu, unindo seu louvor ao de todos nós que vivemos esta experiência de preparação, bem como a emoção ímpar que partilharemos no próximo dia 26 de abril, como Igreja local, regional e nacional. Nosso Jubileu é a vivência da esperança (cf. Rm 5,5) e, por isso, nos projeta para o futuro de nossa Diocese e da Igreja.

  

Em atitude de oração, por meio da Hora Santa, do Terço, do louvor, da meditação, da catequese, da vigília, da procissão, da carreata e, sobretudo, da Santa Missa, caminhamos na estrada de Jesus (cf. Missal Romano, Oração Eucarística V), rumo à festa da Eucaristia. Representados na Comissão Diocesana do Jubileu e contando com a participação e o apoio de cada diocesano, estamos nos preparando e organizando uma grande celebração, que culminará na solene Celebração Eucarística do dia 26 de abril.

 

Voltados para esses 28 dias que restam de preparação, partilhemos sinais de esperança com todos os irmãos e irmãs que caminham conosco nesta jornada diocesana. Que nenhum fiel fique de fora da Festa da Eucaristia! Sejamos sinal de esperança na vida das pessoas que nos cercam. Busquemos a confissão, alcancemos as indulgências e participemos com piedade da Santa Missa, para que todos vejam em nós o testemunho da experiência com Cristo, que se manifesta no partir do Pão, assim como ocorreu com os discípulos de Emaús.

 

Celebrar este Jubileu Diocesano da Primeira Missa é um privilégio que Nosso Senhor nos concedeu, não por nossos méritos, mas por sua infinita misericórdia. Caminhemos com Cristo, animados pela esperança e sob a proteção de Nossa Senhora da Esperança, para fazermos a experiência de reconhecê-lo no partir do Pão. Que este nosso Jubileu, celebrado no coração do grande Jubileu da Igreja, nos impulsione a intensificar, em nossa Diocese de Eunápolis, o compromisso de ser Igreja, o engajamento na fé por meio da vivência diária da Eucaristia e o sentimento de pertencimento às nossas responsabilidades, tanto paroquiais quanto diocesanas. Deus abençoe a todos!

 

Eunápolis, 29 de março de 2025,


DOM JOSÉ EDSON SANTANA OLIVEIRA

Bispo Diocesano de Eunápolis

Costa do Descobrimento




bottom of page